"Nestas impressões sem nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia sem fatos, a minha historia sem vida. São as minhas confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer." Bernardo Soares

Aviso das Imagens

P.S. informo que todas as imagens aqui postadas foram retiradas da net, caso sejam de sua autoria por favor informe que darei os devidos créditos e caso não deseje a postagem a mesma será retirada.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

voltar ao passado



"E se procurarem saber porque é que todas as imaginações humanas, frescas ou murchas, tristes ou alegres, se voltam para o passado, curiosas de nele penetrarem, acharão sem dúvida que o passado é o nosso único passeio e o único lugar onde possamos escapar dos nossos aborrecimentos quotidianos, das nossas misérias, de nós mesmos. O presente é turvo e árido, o futuro está oculto."
Anatole France, in 'A Vida em Flor'



Porque as pessoas tentam voltar ao passado?
Sim... voltar ao passado.
A possibilidade de voltar ao passado me encanta ao mesmo tempo em que me assustava.
Um amigo que amo de paixão me disse que pretende voltar com sua ex namorada.
Fiquei a pensar....
Ele tem um pouco de razão no que diz, porque se formos olhar já conhecemos a personalidade da pessoa,
manias, defeitos e qualidades.
Realmente, somente o passado é palpável sob o ponto de vista das emoções : da dores sentidas e das alegrias vividas.
Torna-se mais fácil viver ao lado de quem já sabemos o que esperar.
Já sabemos de seus problemas e como administrar!
Mas será que não é tão somente comodidade?
Isso deve ser bem analisado.
Ao meu ver é necessário ter mais que isso.
É necessário ter sentimentos.
Gostar, ter carinho, sentir tesão e desejo.
Se isso existir... ótimo... encare o passado.
Mas deixe as falhas lá atrás...
Faça um novo presente, escreva uma nova história.
Tropece em novos erros,
cometa novos acertos,
descubra novos contos a serem vividos.
Perdemos o presente por medo de erros do passado.
Ninguém garante que será perfeito.
Mas os mesmos erros não irão ocorrer.
Mas o passado não permanece.
O futuro além disso não existe.
Só o presente é legítimo, é concreto, é possível de mudar, de interferir, de aprumar o que está torto.
E é nesse tempo que devo redimir minha culpabilidade de ontem e edificar meu mundo de amanhã.
Mesmo que prosseguia a angústia de erros anteriores, tenho que me esforçar para não repeti-los hoje e fazer alguma coisa para sarar as feridas que fiz.
Só o hoje existe.
Só ele me pertence.
Apesar de saber disso eu desejaria, ainda que uma única vez na vida, voltar uns segundos e não tomar uma atitudes que hoje me deixa com remorso e profundamente arrependida.
Fico feliz pela coragem desse meu amigo...
Encarar o passado, pois não o esquece e apesar da dor vivida as alegrias foram maiores, e seus sentimentos são verdadeiros e presentes. Gostaria que mais pessoas pensassem assim!

Nenhum comentário: